segunda-feira, 15 de junho de 2009

ALGUMAS IMAGENS DA CONSTRUÇÃO DO IMACO



Contando novamente com a colaboração da CARMEN RIVIERO disponibilizo agora fotos envidas por ela da construção do IMACO. As imagens segundo CARMEN datam de finais de 1968 e 1969.

domingo, 14 de junho de 2009

NOVAS FOTOS DO IMACO DÉCADA 70







Aproveitando o clima de festas juninas a colaboradora CARMEN RIVIERO traz mais algumas fotos da década de 70 de festas típicas realizadas na escola. Divirtam-se com essas belas recordações!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

OS UNIFORMES DAS MENINAS NA DÉCADA DE 70

A foto ao lado foi enviada pela ex-aluna CARMEN RIVERO que hoje reside na Espanha. Detalhe para os uniformes das meninas à época! A foto deve datar de 1971 - 1972.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA


Disponibilizo hoje algumas questões da prova classificatória da OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA do IMACO para 0 3o colegial. Não tenho informações sobre o ano em que esta prova foi aplicada. De todo modo, para os que gostam da disciplina ou pretendem desenferrujar um pouco o cerébro aí estão duas interessantes questões, acredito eu, que elaboradoras pelo grande professor Giba.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A FORMAÇÃO DA ESCOLA


Continuando a remexer em meus arquivos encontrei minha agenda escolar de 1988. Se não estou enganado esse foi o primeiro ano em que a agenda foi confeccionada na própria gráfica da escola, por meio de xerox, deixando de lado a tradicional agenda escolar da editora Salesiana. Talvez esse já fosse um sinal de que as coisas estavam mudando dentro da escola, ou apenas uma mera questão de redução de custos.

O fato importante é que disponibilizo uma das páginas da citada agenda onde é apresentada a história de formação do colégio. Acredito que muitos ex-alunos até hoje não conheçam como se deu a formação do Instituto de Ensino Imaculada Conceição. Apesar da brevidade do texto ele é bastante didático, mostrando a evolução da escola ao longo dos anos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

INFORMACO JUNHO-JULHO 1989

Dando início a série de documentos a serem disponibilizados integralmente aqui no blog trago hoje a edição de junho/julho de 1989 do jornalzinho interno do colégio conhecido como INFORMACO. Vale a pena ler ou reler o artigo do ex-colega de turma Fábio Samarco "Grupo de teatro do Imaco II" e o editoral trazendo um pouco mais de detalhes sobre a filosofia de ensino da escola. Boa leitura ou releitura à todos!

http://rapidshare.com/files/223685181/INFORMACO1.pdf.html

quinta-feira, 16 de abril de 2009

IMACO ESCOLA LIBERTADORA


Quando imaginei criar este blog meu objetivo era fundamentalmente resgatar a história pedagógica do IMACO. Ao longo de minha vida pessoal e profissional me deparei com pessoas que ouviram falar muito bem da escola, mas no entanto, não sabiam efetivamente o que era a chamada "Escola Libertadora". Recordo inclusive de conversas que tive com os professores Paulo (Física) e Adriana (Química), anos depois, sobre os esforços empreendidos pelos mesmos para se tornarem professores da tradicional escola Arquidiocesano, e de outras ligadas a igreja católica que segundo eles não viam com bons olhos, nem tampouco, entendiam o trabalho renovador que o IMACO executou em sua época.

Vinte anos depois do fechamento da escola trago à tona um material de divulgação elaborado pelo colégio para o ano de 1990 onde se pode ver as diferentes linhas pedagógicas adotadas pelas escolas naquele período, com destaque especial para o modelo adotado pelo IMACO.

sábado, 11 de abril de 2009

"EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES" 1




Surfando na onda das comemorações dos 200 anos de Darwin apresento-lhes a evolução das cadernetas de registro de notas do IMACO. Só não me pessam para mostrar o conteúdo das mesmas...rsrsrsrsr a não ser que seja nas matérias de humanidades!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

IMAC0 20 ANOS DEPOIS




Continuando meu levantamento de informações sobre nossa querida escola, brindo-lhes agora com algumas fotos tiradas na data de ontem (08/04/2009). Como vocês poderão ver o anexo da igreja Imaculada Conceição que historicamente abrigou as obras sociais da Paróquia, continua ainda se dedicando ao ensino. Nesse local hoje são ministradas aulas dos projetos inglês e espanhol para São Paulo. Tratam-se de cursos rápidos de idioma, com preços bastante acessíveis e ministrados por professores da USP. Um pouco mais a frente onde ficava efetivamente o prédio da escola hoje existe a famosa academia COMPETITION. Há cerca de dois anos mais ou menos fui assistir uma palestra sobre técnicas de corrida de rua nesse local. Conforme fui adentrando as instações da academia ia tentando reconhecer que salas do antigo colégio ficavam nos locais onde estava passando. Tive a impressão não muito exata que assisti a palestra no local que no passado abrigou a biblioteca do colégio no 3o andar. Prometo para breve fotos de dia com melhor definção das imagens!

terça-feira, 7 de abril de 2009

FOTOS FESTA DESPEDIDA 1989



Segue mais algumas fotos cedidas gentilmente pela amiga Roberta Kaecke da festa de despedida de nossa turma ocorrida 1989. Não me lembro exatamente da data, mas acredito que tenha ocorrido no final do ano. Espero que gostem dessa viagem no túnel do tempo!

domingo, 29 de março de 2009

DO FUNDO DO BAÚ


Literalmente encontrada num fundo de um baú em minha casa aqui vai a imagem dessa "relíquia". A camiseta de uniforme por mim usada no primeiro ano que estudei no IMACO (1985). Lembro que os estudantes não viam a hora de entrar no colegial para ficar livre do uso de uniforme,kkkkk!

quarta-feira, 25 de março de 2009

BRASÃO DO COLÉGIO



Aqui vai uma consulta! Alguém conhece a história do brasão do colégio? Em que ano foi criado esse novo brasão que substituiu o antigo? Por quem foi elaborado? Aqueles que tiverem informações deixem seus comentários nesse post.

domingo, 22 de março de 2009

HISTÓRIA DOS CAPUCHINHOS DE SÃO PAULO



A VINDA


Os Missionários capuchinhos já trabalhavam no Brasil colonial, real e imperial desde o século XVII. No princípio, eram capuchinhos franceses, que tinham vindo primeiro para o Maranhão e, depois, para a Bahia. Por contrato com o Rei de Portugal, passaram a vir capuchinhos italianos, de todas as Províncias, formando aqui um Comissariato, que tinha conventos em Recife, em Salvador e no Rio de Janeiro. Sob as ordens do governo colonial e imperial, percorriam todo o país em suas missões. Mas não podiam abrir noviciados.Em 1856, a pedido do Bispo de São Paulo, vieram capuchinhos franceses da Província da Sabóia, para cuidar do Seminário Diocesano de São Paulo. Destacaram-se pela sua cultura e permaneceram até 1878. Um fruto dessa época foi o Bispo Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, pernambucano, que ingressou na Ordem na França e lecionou em São Paulo até ser feito Bispo de Olinda. Foi o primeiro capuchinho brasileiro.Os capuchinhos italianos já tinham percorrido toda a província colonial e imperial de São Paulo quando Dom Pedro II, em sua última viagem à Europa, em 1887-1888, pediu mais missionários capuchinhos para evangelizarem os índios.Nessa época, era Ministro Geral dos Capuchinhos Frei Bernardo de Andermatt, que abriu uma nova era querendo dar a cada Província européia uma Missão. Foi assim que vieram os capuchinhos de Trento, para trabalhar com os índios mas com a permissão de abrir um noviciado para acolher vocações brasileiras.A MISSÃO
Os Fundadores da Missão: Papa Leão XIII, Ministro Geral Bernardo de Andermatt, Provincial Bernardino de Lavalle, Missionários Félix de Lavalle, Luiz Maria de São Tiago e Caetano de Pietramurata
Atendendo ao pedido do Imperador, Frei Bernardo de Andermatt, através de seu secretário, Frei Antonino de Reschio, pediu que a Província de Trento, então Áustria, se encarregasse da Missão.Os passos foram dados com bastante rapidez e, no Capítulo Provincial de 1888, sob a presidência do Ministro Geral, foram designados os primeiros missionários. Aos 29 de julho de 1889, já estavam partindo para o Brasil.Tiveram algumas dificuldades na viagem — em que houve a morte de um deles, Frei Vigilio de Trento — e na chegada, mas, já em 1890, tinham estabelecido a sede da Missão na cidade paulista de Piracicaba.Além de se dedicarem à missões entre os índios, abriram diversos conventos. Em 1896 já estavam abrindo o primeiro seminário capuchinho do Brasil e, provavelmente, de toda a Ordem. Pouco antes (em 1892) tinham aberto o primeiro noviciado, acolhendo o irmão leigo italiano Frei Antônio de Drena. Em 1900, os primeiros seminaristas foram para o noviciado.A CUSTÓDIAConsiderando que a Ordem já estava bem implantada na região, com fundadas esperanças de vir a ser uma Província, o Ministro Geral, Frei Vigílio de Valstagna, por decreto de 30 de abril de 1937, elevou a Missão a Custódia de São Paulo. Nessa época os capuchinhos formados em São Paulo já eram sessenta (com mais 32 trentinos), e tinham todo o processo de formação solidamente implantado.UM COMISSÁRIO GERALEm 1947, depois de uma visita geral feita por Frei José de Bento Gonçalves, foi-nos enviado um Comissário Geral, na pessoa de Frei Caetano de Montebello, da Província do Rio Grande do Sul. Mas a Custódia não foi transformada em Comissariato Geral.O COMISSARIATO PROVINCIALPor decreto de 8 de setembro de 1950, o Ministro Geral Frei Benigno de SantIlario Milanese transformou a presença dos capuchinhos em São Paulo em um Comissariato Provincial, tornando-o independente da Província de Trento e reduzindo o território à parte leste do Estado. Nesse tempo, contávamos com 146 frades.O primeiro Comissário Provincial foi Frei Plácido de Descalvado, que já tinha sido Custódio Provincial e imprimiu um novo dinamismo. Nesse ano de 1950 foi iniciado o boletim oficial "Regra e Vida".A
PROVÍNCIA
Frei Benigno de SantIlario Milanese
EM 1953, O PRÓPRIO MINISTRO GERAL, FREI BENIGNO DE SANTILARIO MILANESE, FEZ UMA VISITA GERAL AO COMISSARIATO E, CONTENTE COM O QUE PÔDE OBSERVAR, ELEVOU-O A PROVÍNCIA, QUE FOI INSTALADA NO DIA 8 DE DEZEMBRO, FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, SUA PADROEIRA. CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO.Os primeiros anos da nova Província foram muito trabalhosos, uma vez que ela teve que assumir de volta o seu território pleno, com muitas outras paróquias novas.Mas, a cada ano, foram sendo confirmados os passos anteriores e foram sendo abertos caminhos novos. A formação e os estudos, que já eram bastante bons, passaram a ser bem mais organizados e adaptados aos tempos, especial-mente a partir do provincialado de Frei Daniel Tomasella.Em 1954, foi aberto o Seminário São José, em Mococa. Abrigou os três anos do "curso colegial", até quando foi transferido para o Seminário de Nova Veneza, que foi aberto em 1963.Em 1957 já tinha sido aberto o Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Birigüi, para atender os candidatos mais jovens.Depois foi a vez da economia, que nos levou a ser uma instituição capaz de sustentar-se em um tempo novo em que as esmolas já tinham perdido seu sentido, ou, pelos menos, sua força. Esse foi um dos setores em que tanto a organização como a transparência se firmaram. E a Província conseguiu dar melhor base a seu trabalho promocional e assistencial.Os rumos da Pastoral, especialmente pela dedicação prioritária que as paróquias passaram a ter, teve mais dificuldades para se organizar. Mas grandes passos foram dados. A Província também lutou para firmar-se na pastoral das Missões populares, com muita dificuldade, porque a maior parte dos irmãos estava ocupada nas paróquias. Mas esse foi um dos setores em que a pastoral melhor se afirmou, especialmente nos dois últimos triênios.Um belo trabalho feito pela Província, especialmente a partir do Concílio Vaticano II, foi o da renovação franciscana. Muitos frades foram se aprofundar na matéria e tivemos a oportunidade de iniciar, em 1990, o eficiente Centro Franciscano de Espiritualidade, em Piracicaba. Outro setor digno de nota foi o nosso comprometimento com os excluídos. Abrimo-nos a numerosas fraternidades inseridas entre os pobres, chegando a ter uma delas no meio dos trabalhadores sem terra. Foi um comprometimento que teve sua validade principalmente para os jovens que estavam entrando e conviveram sua formação nos meios mais desfavorecidos. A partir de 1992, a Província começou a fazer seus Capítulos com a presença de todos os frades de profissão perpétua.No dia 26 de outubro de 1993, foi inaugurada a Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, em Piracicaba, para acolher os frades em tratamento de saúde.Em 1995, o Noviciado passou a viver sua fraternidade em Nova Veneza.Desde 1996, o Postulantado, já com três anos de Curso de Vida Religiosa (CVR), estabeleceu-se definitivamente em Piracicaba, inaugurando uma casa nova junto ao Seminário.
Informações retiradas do site da PROCASP - www.procasp.org.br

quinta-feira, 19 de março de 2009

O TERROR DE MUITOS!


A figura ao lado mostra a capa do volume 1 da coleção de livros de matemática para o segundo grau dos Profs. Paulo Boulos e Renate Watanabe. Material didático de excelente qualidade, porém pouco usual nos anos 80, em virtude de seu grau de dificuldade.

Coleção escolhida pelo grande professor Gilberto Abrahão Jacob (GIBA) para uso no IMACO, que tanto me aterrorizou, e tenho certeza, que a muitos outros alunos também!

terça-feira, 17 de março de 2009

CONCEITOS FILOSÓFICOS I


Para os que nunca gostaram muito de Filosofia aqui vai mais uma chance de rever e reaprender alguns conceitos fundamentais. Inicio a série conceitos filosóficos com a definição de GNOSIOLOGIA. Desnecessário dizer que a apostila em questão foi elaborada pelo grande Prof. José Cardonha, mais conhecido no colégio e entre amigos íntimos como Zé Legal.

P.S. - Informo a ex-colega de turma Ligia que continuo no incalço do Zé Legal. Tal logo disponha de maiores detalhes informarei a todos!

segunda-feira, 16 de março de 2009

VIAGEM A CAMPOS DO JORDÃO


domingo, 15 de março de 2009

REUNIÃO DE PESSOAS INCRÍVEIS COM BRILHO NOS OLHOS

Depoimento do ex-aluno e meu colega de turma Marcelo Pliger:

É difícil falar sobre o Imaco, aconteceu tanta coisa!

Entrei na primeira série e saí no terceiro colegial. Dos seis aos sete anos. Onze no total! Um tempão. Quando entrei na faculdade, representavam dois terços da minha vida.

Adorava estudar lá. Bem no fundo da minha cabeça oca de adolescente, pré-adolescente e pré-pré-pré-adolescente, acho que eu percebia que o conjunto de professores e administradores, o conjunto da coisa, queria (de verdade) transmitir algo mais do que meras informações. Só com um pouco mais de maturidade me dei conta que aquilo que eu via nos olhos deles, era tesão de formar pessoas legais, bacanas e honestas. Acho que tinha muito carinho envolvido no empenho de todos. Isso fazia toda a diferença. Era mais do que uma empresa, era um projeto coletivo.

Aprendi um monte lá. Coisas fundamentais que nem pensando por muitos anos eu conseguiria listar. As não tão fundamentais eu também aprendi, claro. Um monte delas. Eu diria até que a maioria. Continuo bom em geometria e história, nunca aprendi química e desaprendi o pouco que sabia de gramática graças a reforma ortográfica. Tenho tesão em trabalhar que nem o Zé Legal vibrava lendo textos de filosofia. Solto frases estupidamente bobas pra requilibrar situações de disciplina difícil sem conseguir o mesmo talento das frases antológicas do Giba e entendi com o Frei Odair, que "agente é tudo a mesma porcaria" (palavras dele). Você pode ser Deus, um mendigo, assassino ou herói de roupas coloridas (eu lia quadrinhos demais na época). Você é sempre simplesmente você. Tão complexo e importante quanto todas as outras pessoas do mundo. Tão falho e limitado também. Tão cheio de boas intenções e más condutas e vice versa. Enfim, somos diferentes, diferentes histórias e tal, mas tem alguma coisa que nos une na nossa condição de estarmos vivos. Acho que "porcarias" funcionou melhor pra eu entender do que "somos todos irmãos" (papo religioso etc), que diferenças nos somam e que estamos muito mais próximos uns dos outros do que imaginamos.

Aprendi com o Zequinha que, biologicamente falando, o corpo humano é capaz de segurar a urina por até cinco horas. O que me fez aprender a aguentar, por alguns minutos a mais, a agústia de querer sair de lugares chatos e obrigatórios como uma sala de aula ou uma reunião mala. Descobri mais tarde, que excessivas cinco horas sem urinar ajudam a formar pedras no rim e elas doem que é uma loucura. E então, aprendi também que paciência tem limite.

Aprendi um monte de coisas legais com todo mundo, com todos os outros professores, os amigos e os nem tão amigos. Aprendi a amar, a brigar, sorrir, chorar, discutir, concordar, sei lá, um monte de coisas fundamentais pra se exercitar quando se está crescendo. Aprendi essas coisas como todo mundo aprende, dando topada por aí. O Imaco proporcionou um cenário adorável pra essas topadas. Uniu pessoas incríveis para ficarem dando topadas juntas! Olha só que maravilhoso!! Foi o melhor e mais divertido carrinho de bate-bate que eu já brinquei. E ao invés de acabar em cinco minutos como de costume nos parques, durou mais de dez anos.

Não é uma lista nem perto de completa e já acho que é um depoimento longo demais. Mas é o que me saiu aqui tamburilando rápido na frente do computador. Acho que ainda vou descobrir por muito tempo mais e mais coisas que aprendi no Imaco e que ainda nem faço idéia. Prometo não manter a lista atualizada por que ninguém tem saco de ouvir divagação alheia sobre a vida.

Confesso que não sinto saudades daquela época, sinto orgulho carinhoso, uma sensação confortável e bacana. Eu era criança e hoje sou diferente, tudo é diferente. Sinto saudade das pessoas, saber como estão, o que aconteceu com elas. Professores e alunos. Eram pessoas incríveis. O Imaco era isso, uma reunião de pessoas incríveis com brilho nos olhos.

sábado, 14 de março de 2009

VIAGEM PARA PELOTAS COM O PROF. RECUERO



A ex-aluna Maysa Parisi que estudou no IMACO de 1977 a 1988 acaba de nos enviar duas fotos da viagem que fez para Pelotas juntamente com o Prof. Recuero para participar de competições de voley. Aproveitem as imagens para relembrar esses bons momentos vividos!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Quem não se lembra do Prof. José Carlos Marquezin de biologia! Neste vídeo do JN podemos rever nosso antigo mestre e conferir os bons trabalhos que ele continua executando na área da educação. A escola estudual Rui Bloem, a qual ele dirige, foi a melhor colocada entre as escolas estaduais no ranking do ENEM de 2007.

quinta-feira, 12 de março de 2009

A CHEGADA DE UM IMPORTANTE COLABORADOR


É com enorme satisfação que informo que nosso BLOG passará a contar com a colaboração de Carlos Alckmin. Para os que não o conhecem Alckmin foi o precursor das inciativas de resgate da história do IMACO criando ainda nos idos do ano 2000 um espaço virtual voltado ao reencontro de sua turma. O resultado desse trabalho de 09 anos pode ser conferido em www.carlosalkmin.com/imaco/. Vejam as fotos e reencontrem os amigos!

Estreando no BLOG Alckmin nos envia uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo de 09/11/1989 sobre o fechamento da escola. Esperamos que agora 20 anos depois, consigamos obter mais informações!


quarta-feira, 11 de março de 2009

EM BUSCA DE 2 IMPORTANTES DEPOIMENTOS

O que seria de nós no mundo de hoje se não fosse a internet! Por meio dessa maravilhosa ferramenta consegui localizar o Frei Odair Verussa e o Prof. Celso dos Santos Vasconcelos. Através de e-mail encaminhado aos mesmos informei-lhes sobre a criação do BLOG e solicitei os respectivos depoimentos. Vamos aguardar pelas palavras dessas duas importantes figuras.

terça-feira, 10 de março de 2009

AVALIAÇÃO PARA QUÊ E POR QUÊ?

Reproduzo abaixo excertos de um texto de 1988, período em que a direção do colégio foi exercida pelo prof. Celso dos S. Vasconcellos sobre o processo de avaliação. Observem a atualidade do mesmo, e vejam como muitas instituições de ensino, educadores e educandos ainda tratam a questão nos dias de hoje. Em minha opinião essa sempre foi a grande diferença do IMACO - "A educação para a vida". A charge ao lado foi assinada por Wilson Martins.

"Já há alguns anos nossa escola tem se preocupado de forma especial com o processo de avaliação e, em particular, com a avaliação do ensino- aprendizagem. Todos nós, sabemos a dificuldade que este processo apresenta e as consequências drásticas que pode trazer para a educação: de um modo geral podemos dizer que praticamente houve uma inversão da lógica da avaliação, ou seja, a avaliação que deveria ser a verificação de um processo de educação, acabou se tornando o objetivo deste processo na prática dos alunos; é o famoso "estudar para passar".
(.....) Percebemos, no entanto, que precisamos caminhar mais, pois o problema é muito sério e tem raízes profundas: não é o problema de uma matéria, série, curso ou escola; é de todo um sistema educacional, dentro de um sistema social determinado que impõe certos valores desumanos como o utilitarismo, a competição, o individualismo, o consumimos, a alienação, etc. (.....)

20 ANOS SEM O IMACO

Amigos,

Não sei se muitos se recordam mas este ano (2009) está fazendo 20 anos que o nosso saudoso IMACO fechou suas portas e encerrou as atividades.

Resolvi criar esse blog com o objetivo de relembrarmos um pouco o que significou, para alunos, professores e funcionários; estudar,trabalhar, brincar, praticar esportes; em suma, conviver nessa grandiosa instituição de ensino que muito marcou a minha vida.

Gostaria de poder contar com a participação de todos através do envio de depoimentos, reflexões e histórias que marcaram suas vidas nesse colégio.

Um grande abraço à todos!

Fernando Valentin

São Paulo, 10 de Março de 2009.