terça-feira, 10 de março de 2009

AVALIAÇÃO PARA QUÊ E POR QUÊ?

Reproduzo abaixo excertos de um texto de 1988, período em que a direção do colégio foi exercida pelo prof. Celso dos S. Vasconcellos sobre o processo de avaliação. Observem a atualidade do mesmo, e vejam como muitas instituições de ensino, educadores e educandos ainda tratam a questão nos dias de hoje. Em minha opinião essa sempre foi a grande diferença do IMACO - "A educação para a vida". A charge ao lado foi assinada por Wilson Martins.

"Já há alguns anos nossa escola tem se preocupado de forma especial com o processo de avaliação e, em particular, com a avaliação do ensino- aprendizagem. Todos nós, sabemos a dificuldade que este processo apresenta e as consequências drásticas que pode trazer para a educação: de um modo geral podemos dizer que praticamente houve uma inversão da lógica da avaliação, ou seja, a avaliação que deveria ser a verificação de um processo de educação, acabou se tornando o objetivo deste processo na prática dos alunos; é o famoso "estudar para passar".
(.....) Percebemos, no entanto, que precisamos caminhar mais, pois o problema é muito sério e tem raízes profundas: não é o problema de uma matéria, série, curso ou escola; é de todo um sistema educacional, dentro de um sistema social determinado que impõe certos valores desumanos como o utilitarismo, a competição, o individualismo, o consumimos, a alienação, etc. (.....)

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