sábado, 14 de março de 2009
VIAGEM PARA PELOTAS COM O PROF. RECUERO
A ex-aluna Maysa Parisi que estudou no IMACO de 1977 a 1988 acaba de nos enviar duas fotos da viagem que fez para Pelotas juntamente com o Prof. Recuero para participar de competições de voley. Aproveitem as imagens para relembrar esses bons momentos vividos!
sexta-feira, 13 de março de 2009
Quem não se lembra do Prof. José Carlos Marquezin de biologia! Neste vídeo do JN podemos rever nosso antigo mestre e conferir os bons trabalhos que ele continua executando na área da educação. A escola estudual Rui Bloem, a qual ele dirige, foi a melhor colocada entre as escolas estaduais no ranking do ENEM de 2007.
quinta-feira, 12 de março de 2009
A CHEGADA DE UM IMPORTANTE COLABORADOR
É com enorme satisfação que informo que nosso BLOG passará a contar com a colaboração de Carlos Alckmin. Para os que não o conhecem Alckmin foi o precursor das inciativas de resgate da história do IMACO criando ainda nos idos do ano 2000 um espaço virtual voltado ao reencontro de sua turma. O resultado desse trabalho de 09 anos pode ser conferido em www.carlosalkmin.com/imaco/. Vejam as fotos e reencontrem os amigos!
Estreando no BLOG Alckmin nos envia uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo de 09/11/1989 sobre o fechamento da escola. Esperamos que agora 20 anos depois, consigamos obter mais informações!
quarta-feira, 11 de março de 2009
EM BUSCA DE 2 IMPORTANTES DEPOIMENTOS
O que seria de nós no mundo de hoje se não fosse a internet! Por meio dessa maravilhosa ferramenta consegui localizar o Frei Odair Verussa e o Prof. Celso dos Santos Vasconcelos. Através de e-mail encaminhado aos mesmos informei-lhes sobre a criação do BLOG e solicitei os respectivos depoimentos. Vamos aguardar pelas palavras dessas duas importantes figuras.
Marcadores:
Frei odair verussa,
Prof. Celso dos Santos Vasconcelos
terça-feira, 10 de março de 2009
AVALIAÇÃO PARA QUÊ E POR QUÊ?
Reproduzo abaixo excertos de um texto de 1988, período em que a direção do colégio foi exercida pelo prof. Celso dos S. Vasconcellos sobre o processo de avaliação. Observem a atualidade do mesmo, e vejam como muitas instituições de ensino, educadores e educandos ainda tratam a questão nos dias de hoje. Em minha opinião essa sempre foi a grande diferença do IMACO - "A educação para a vida". A charge ao lado foi assinada por Wilson Martins.
"Já há alguns anos nossa escola tem se preocupado de forma especial com o processo de avaliação e, em particular, com a avaliação do ensino- aprendizagem. Todos nós, sabemos a dificuldade que este processo apresenta e as consequências drásticas que pode trazer para a educação: de um modo geral podemos dizer que praticamente houve uma inversão da lógica da avaliação, ou seja, a avaliação que deveria ser a verificação de um processo de educação, acabou se tornando o objetivo deste processo na prática dos alunos; é o famoso "estudar para passar".
(.....) Percebemos, no entanto, que precisamos caminhar mais, pois o problema é muito sério e tem raízes profundas: não é o problema de uma matéria, série, curso ou escola; é de todo um sistema educacional, dentro de um sistema social determinado que impõe certos valores desumanos como o utilitarismo, a competição, o individualismo, o consumimos, a alienação, etc. (.....)
"Já há alguns anos nossa escola tem se preocupado de forma especial com o processo de avaliação e, em particular, com a avaliação do ensino- aprendizagem. Todos nós, sabemos a dificuldade que este processo apresenta e as consequências drásticas que pode trazer para a educação: de um modo geral podemos dizer que praticamente houve uma inversão da lógica da avaliação, ou seja, a avaliação que deveria ser a verificação de um processo de educação, acabou se tornando o objetivo deste processo na prática dos alunos; é o famoso "estudar para passar".
(.....) Percebemos, no entanto, que precisamos caminhar mais, pois o problema é muito sério e tem raízes profundas: não é o problema de uma matéria, série, curso ou escola; é de todo um sistema educacional, dentro de um sistema social determinado que impõe certos valores desumanos como o utilitarismo, a competição, o individualismo, o consumimos, a alienação, etc. (.....)
Marcadores:
APRENDIZAGEM,
AVALIAÇÃO,
filosofia de ensino
20 ANOS SEM O IMACO
Amigos,
Não sei se muitos se recordam mas este ano (2009) está fazendo 20 anos que o nosso saudoso IMACO fechou suas portas e encerrou as atividades.
Resolvi criar esse blog com o objetivo de relembrarmos um pouco o que significou, para alunos, professores e funcionários; estudar,trabalhar, brincar, praticar esportes; em suma, conviver nessa grandiosa instituição de ensino que muito marcou a minha vida.
Gostaria de poder contar com a participação de todos através do envio de depoimentos, reflexões e histórias que marcaram suas vidas nesse colégio.
Um grande abraço à todos!
Fernando Valentin
São Paulo, 10 de Março de 2009.
Não sei se muitos se recordam mas este ano (2009) está fazendo 20 anos que o nosso saudoso IMACO fechou suas portas e encerrou as atividades.
Resolvi criar esse blog com o objetivo de relembrarmos um pouco o que significou, para alunos, professores e funcionários; estudar,trabalhar, brincar, praticar esportes; em suma, conviver nessa grandiosa instituição de ensino que muito marcou a minha vida.
Gostaria de poder contar com a participação de todos através do envio de depoimentos, reflexões e histórias que marcaram suas vidas nesse colégio.
Um grande abraço à todos!
Fernando Valentin
São Paulo, 10 de Março de 2009.
Assinar:
Postagens (Atom)